Notícias

Inicio Notícias Centro de promoção de actividades económicas das mulheres da região de Gabú

Centro de promoção de actividades económicas das mulheres da região de Gabú

Centro de promoção de actividades económicas das mulheres da região de Gabú

A cidade de Gabú conta, desde 1 de Agosto de 2016, com um centro multifuncional de promoção de actividades económicas das mulheres daquela região.

O centro vai trabalhar em primeiro lugar com as mulheres que actuam em áreas de impacto rápido e que na sua maioria pertencem ao sector informal. Por isso, vão apoiar essas mulheres na legalização do seu negócio, através da assistência jurídica. A formação e a capacitação das é outra das atribuições do centro, nome adamente a alfabetização de mulheres.

O centro é uma iniciativa conjunta da Associação das Mulheres de Actividade Económica (AMAE) e da Rede Nacional das Mulheres Trabalhadoras (RNMT), que funciona no seio da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG), a maior central sindical do país.

A AMAE e a RNMT foram os parceiros de implementação deste projecto, executado pela FAO, UNICEF e pela ONU Mulheres. O Fundo de Consolidação da Paz das Nações Unidas é que financiou a reabilitação e equipamento do centro.

O Centro Económico das Mulheres de Gabu está situado no interior do novo mercado da cidade, no Bairro de Algodão. É o primeiro do género na Guiné-Bissau. Acredita-se que o projecto pode servir de modelo para mais  centros deste tipo nas outras regiões do país.

Partilhe: