Notícias

Inicio Notícias Encontro semestral com os Diretores Gerais dos bancos comerciais

Encontro semestral com os Diretores Gerais dos bancos comerciais

Encontro semestral com os Diretores Gerais dos bancos comerciais

A Direção Nacional do BCEAO para a Guiné-Bissau organizou no dia 06 de Novembro de 2015, nas instalações da Agência Principal, o terceiro encontro trimestral com os Diretores Gerais dos bancos em atividade no país. O encontro serviu para analisar a situação económica e financeira do país, particularmente a do financiamento da economia, com particular realce para o financiamento da campanha de comercialização da castanha de caju. As discussões centraram-se fundamentalmente em torno de grandes projetos iniciados pelo BCEAO com vista ao reforço da estabilidade do setor financeiro e a melhoria do sistema de informações bancárias. Neste contexto, as questões relacionadas com a criação do Gabinete de Informação sobre os créditos (BIC) que proporciona aos bancos melhor informação para apreciar os dossiers do pedido de financiamento, a revisão do Plano de Contas Bancárias e o acordo de Basileia II e III sobre a supervisão bancária, foram também abordadas.

A boa campanha de comercialização da castanha de cajú contribui de forma decisiva para a aceleração do crescimento económico que poderá ultrapassar os 4,7% inicialmente previstos para o ano 2015.

 Apesar duma evolução favorável em termos de crescimento económico, assistimos uma contra performance ao nível de crédito à economia de 3,6%, motivada essencialmente pelo recuo dos créditos concedidos pelos bancos aos operadores económicos.

É de referir que, com os projetos em curso, nomeadamente a implementação do Gabinete de Informação sobre os créditos, e apoio ao financiamento maciço das PME/PMI, as perspectivas de financiamento à economia tornar-se-ão mais favoráveis.

Os Diretores Gerais dos bancos conscientes do papel do financiamento bancário na consolidação do crescimento económico, expressaram os seus engajamentos em  acompanhar os operadores económicos, insistindo sobretudo na melhoria de condições propícias para as suas intervenções no sector através da organização da contabilidade das empresas, a apresentação dos dossiers, entre outros.

Finalmente, os DG dos bancos expressaram o seu reconhecimento ao BCEAO pelo apoio em matéria de formação dos seus agentes.

Partilhe: