Notícias

Inicio Notícias Ministério das Finanças comemora o Dia Mundial da Poupança com um ateliê sobre “Educação Financeira”

Ministério das Finanças comemora o Dia Mundial da Poupança com um ateliê sobre “Educação Financeira”

Ministério das Finanças comemora o Dia Mundial da Poupança com um ateliê sobre “Educação Financeira”

O Ministério das Finanças, através do Comité Nacional de Seguimento da Implementação (CNSMO) da Estratégia Nacional da Inclusão Financeira, realizou no passado dia 29 de Outubro de 2021, um ateliê sobre “Educação Financeira”, em celebração do Dia Mundial da Poupança. A data é celebrada anualmente em todo o mundo por ser considerada a principal forma de campanha de conscientização financeira das populações. Os destinatários dessa iniciativa de sensibilização sobre a utilidade da poupança foram essencialmente os jovens empreendedores, mulheres que fazem atividades geradoras de rendimento, empresários de pequenas e médias empresas, bem como as populações rurais.

Na cerimónia de abertura, o secretário de Estado de Orçamentos, José Carlos Casimiro Varela, exortou os guineenses a terem o hábito de fazer poupança financeira. Por seu lado, o presidente da Associação Profissional de Bancos e Estabelecimentos Financeiros (APBEF), Bilay Diarra, revelou que, entre os Estados membros da União Económica e Monetária Oeste Africana (UEMOA), o Benim é o detentor da maior taxa de inclusão financeira que ascende a 74,5%. A Guiné-Bissau é o detentor da menor taxa com apenas 9,7% de inclusão financeira.

A data de 31 de Outubro foi criada com o intuito de alertar os consumidores para a necessidade de disciplinar gastos e de ganhar alguma liquidez, de forma a evitar situações de sobre-endividamento. O objetivo da data, é incentivar as pessoas a pouparem mais e consciencializá-las acerca da necessidade de poupar, bem como da sua importância em resposta a dificuldades financeiras. Muitas pessoas não possuem o hábito por isso o CNSMO celebrou a data através da informação e sensibilização sobre dispositivos apropriados da educação financeira, com impacto económico e social positivo na vida da população.

Partilhe: